PEREGRINAÇÃO
A visão do Instituto Tathagata é enriquecer o mundo através do ensinamento de um Buda, fornecendo suportes para a viagem daquele que busca, e iluminando o caminho do praticante. À medida que crescemos, vamos explorando diversas formas de servir os praticantes do Dhamma, os estudiosos e aqueles que buscam. Uma forma valiosa para enriquecer o mundo e aprofundar a consciência dos ensinamentos de um Buda é facilitar o acesso aos lugares relacionados com seu ensinamento, sua vida e a Sangha. |
|
PEREGRINAÇÃO VIPASSANA
GOENKAJI NA BIRMÂNIA

PEREGRINAÇÃO INDIA - TAILÂNDIA - MYANMAR - A REDESCOBERTA / HERANÇA INESTIMÁVEL DO DHAMMA (24 dias / ~3500Km) - 26 de Fevereiro a 21 de Março de 2023
Projeto Tathagata organizará uma peregrinação a India e Myanmar. Peregrinos (máximo 12) terão a oportunidade de visitar e meditar na India - a redescoberta do Dhamma e Myanmar - a Terra Sagrada do Dhamma - no tempo do Buda era chamado de Suvannabhumi (Terra do Ouro). Visitaremos e meditaremos em locais relacionados à trajetória de Buda e às trajetórias dos mestres Venerável Ledi Sayadaw (Monywa), Saya Thetgyi (Pyaw Bwe Gyi), Sayagyi U Ba Khin (Yangon), Webu Sayadaw (Ingyinbin) e S N Goenka (Mandalay) que nos passaram a Herança Inestimável de Dhamma .
Os critérios de elegibilidade
Como a meditação Vipassana ensinada por S. N. Goenka na tradição U Ba Khin tem um papel integral nesta peregrinação, os requisitos mínimos de aceitação são:
1. Ter sentados pelo menos três cursos de Vipassana de 10 dias (não incluindo cursos servidos)
2. Não ter praticado qualquer outra técnica de meditação desde o último curso de 10 dias
3. Praticar esta técnica de Vipassana por pelo menos um ano
4. Tentar manter a prática de meditação e os cinco preceitos em sua vida diária
5. Consciência de que peregrinação não é um período de férias, mas sim um esforço sério que exige resistência física e mental. O processo de peregrinação é muito parecido com um curso de Vipassana e requer que os participantes mantenham a consciência e equanimidade a todo o momento, tanto no convívio externo quanto internamente.
6. Entender que é responsabilidade do peregrino suportar desconfortos e incertezas que possam surgir, e também trabalhar as "tempestades" internas de forma equilibrada e responsável. Possivelmente haverá dias acompanhados de mal estar mental ou físico. Para tanto é imprescindível descansar e relaxar tendo a certeza que esta pausa não será uma perda, mas sim uma necessidade para o bom andamento da peregrinação. Se forçar além dos limites não é aceitável, já que os resultados podem afetar todo o grupo.
7. Entender que enquanto estiver em peregrinação, limitar a fala é aconselhável. Quando a fala é necessária, ela deve ser limitada às questões referentes à viagem ou às discussões relacionadas com o Dhamma. Isto irá promover uma experiência mais profunda e equilibrada.
Custos
O custo estimado da peregrinação é de 1290 US$ incluindo valor de hospedagem e doação coletiva, refeições (meia pensão) e transportes durante todo o período da peregrinação. O custo da peregrinação não inclui, doações individuais, visto, seguro de viagem pessoal, custo da passagem aérea de/para Índia ou Myanmar nem qualquer outro gasto efetuado fora do período da peregrinação.
Para aqueles que preferem não pagar o valor integral, pode optar pelo custo compartilhado pagando apenas a taxa de adesão e administrativa de 250 USD, durante a peregrinação os gastos serão divididos e compartilhados igualmente entre os peregrinos.
Qualquer pessoa que queira doar para o nosso Fundo de Peregrinação é bem-vindo a fazê-lo. Essas Contribuições serão usadas para cobrir os custos de voluntários que nos ajudam a executar as peregrinações, e também para fornecer ajuda adicional para aqueles estudantes dedicados no Dhamma mas que ainda não teriam condições financeiras.
O que se espera dos participantes:
|
![]() *Os lugares importantes de visita já estão bem definidos, mas pode ocorrer ajustes de percursos, data, meio de transporte e hospedagem.
Veja o mapa acima os lugares importantes de visita da Peregrinação Myanmar - Herança Inestimável de Dhamma. E o mapa dos lugares de visita na India - Origem do Dhamma. Para inscrição preencha o formulário. Abaixo faça sua cotação World Nomads e colabore com a manutenção do site. |
INDIA, 6-DIAS, ~1450KmBIRMÂNIA, 15-dias, ~2000Km *Os lugares importantes de visita já estão bem definidos, mas pode ocorrer ajustes de percursos, data, meio de transporte e hospedagem.
Veja o mapa acima os lugares importantes de visita da Peregrinação Myanmar - Herança Inestimável de Dhamma. E o mapa dos lugares de visita na India - Origem do Dhamma. Para inscrição preencha o formulário. Abaixo faça sua cotação World Nomads e colabore com a manutenção do site. VOO GAYA_BANGKOK - clique aquivOO BANGKOK_YANGON - clique aqui |
![]() *ITINERÁRIO DA PEREGRINAÇÃO 2023 Proposta: 25 dias de Peregrinação 23-25/Fevereiro: BODHGAYA Bodhgaya distrito de Gaya é o lugar onde o príncipe Gotama se tornou Buda. 25 de Fevereiro *Vôo para Bangkok - 8 dias na Tailândia *Para o vôo a Bangkok há vôo direto de Bodhgaya via India AirAsia, cada estudante pode procurar a melhor opção para si e comprar por conta própria devendo estar para o encontro em Yangon em Dhamma Joti Vipassana Center. 05 de Março *Vôo para Yangun - 15 dias na Birmânia *O vôo a Yangon direto de Bangkok para via India AirAsia, cada estudante pode procurar a melhor opção para si e comprar por conta própria o vôo mais adequado devendo estar presente no dia 05 ou 06 de março no encontro em Yangon em Dhamma Joti Vipassana Center. 05-07/Março: YANGUN Encontro e Inicio da Perigrinação em Myanmar. Meditação e Visita a lugares conectado com a vida de Sayagyi U Ba Khin e Saya Thetgyi. Shwedagon construída na época do Buda para abrigar seu fio de cabelo. International Meditation Center (IMC) foi onde S N Goenka recebeu Vipassana. Pyaw Bwe Gyi pequena vila de agricultores onde Saya Thetgyi nasceu e passou a ensinar Vipassana. Sayagyi U Ba Khin tomou seu primeiro curso. Seminário Vipassana de 1 dia. 08-11/Março: MANDALAY Onde Goenkaji nasceu e palco do primeiro encontro de U Ba Khin e Webu Sayadaw. Mahamuni Temple local onde Goenkaji costumava ir acompanhado de seu avô. Visita e meditação em Dhamma Mandala e Mandapa Vipassana Meditation Center. 12-13/Março: MONYWA Vida de Ledi Sayadaw (1846 - 1923) Saya Thetgyi aprendeu Vipassana através de Ledi Sayadaw Visita e dana no Mosteiro onde viveu Ledi Sayadaw Visita e meditação na caverna onde Ledi Sayadaw meditava 14-18/Março: INGYINBIN E SHWEBO Vida de Webu Sayadaw (1896 – 1977) Sayagyi U Ba Khin tornou-se um monje num auto-curso de 10-dias sob olhar de Webu Sayadaw 15-18/Março: Curso de 3 dias de Vipassana no local onde Venerável Webu Sayadaw viveu e tornou-se arahant. 19/Março: Retorno a Mandalay via Shwebo Visita e meditação ao Centro Vipassana Dhamma Shwebo Visita ao monastério de Webu Sayadaw 20/Março: Fim da Peregrinação em Myanmar retorno a Bodhgaya via Bangkok |
Explore seus limites!
Aproveite sua curiosidade!
Encontre sua própria jornada!
E obtenha uma compreensão mais rica de si mesmo, dos outros e do mundo!
Aproveite sua curiosidade!
Encontre sua própria jornada!
E obtenha uma compreensão mais rica de si mesmo, dos outros e do mundo!
Texto da carta de SN Goenka aos peregrinos, dada aos alunos de Vipassana que o acompanhavam em Mianmar em janeiro de 2000 e dezembro de 2004.
Meus queridos filhos em Dhamma,
Estou tão feliz que todos vocês estão vindo comigo para visitar Myanmar (Burma). Uma visita a Myanmar sempre me deu tanta alegria, tanta felicidade. Myanmar não é apenas a minha pátria, mas também o país que me deu a jóia inestimável de Dhamma.
É a terra do meu venerado professor Sayagyi U Ba Khin e da cadeia de professores que mantiveram Dhamma na sua pureza original. Todos nós prestamos respeito a esta terra de Dhamma.
Prestamos homenagem ao Buda que completou os paramis enormes através de inúmeras vidas e alcançou perfeita auto-iluminação para nos mostrar o caminho da libertação.
Nós prestamos respeito a Sangha que manteve o Dhamma em sua forma pura através dos séculos. Estamos muito gratos a todos os monges santos. A única maneira de prestar respeito ao Buda e à Sangha é realmente andar no caminho do Dhamma.
Vocês vão encontrar maravilhosas vibrações de Dhamma em toda Myanmar, mas os lugares santos que vocês estão indo visitar terão ainda vibrações mais fortes de Dhamma. Que vocês possam meditar lá e obter inspiração para andar mais no caminho de Dhamma.
Uma palavra de cautela não estará fora de contexto aqui. Esta é uma peregrinação Dhâmica e não um entretenimento ou um passeio investigativo. Cada praticante deve tomar cuidado para não se envolver em qualquer discussão sobre a situação socio-política em Mianmar. Mesmo perguntas inocentes e inadvertidas deverão ser evitadas sobre tais questões. Temos o exemplo do Buda antes de nós. Ao longo dos quarenta e cinco anos de seus esforços incessantes para espalhar Dhamma, ele cuidadosamente evitava qualquer envolvimento em questões políticas. Como filhos e filhas de Buda, também devemos ter cuidado. Todos nós viemos aqui para mostrar a nossa gratidão, para pagar o respeito, para dar metta, para obter inspiração e desejar tudo de melhor para o bem-estar e a prosperidade de Myanmar. Estou certo de que o seu comportamento durante toda a viagem será condizente com um meditador Vipassana.
Que possam vocês serem felizes, pacíficos e liberados.
Com todo o meu metta,
S. N. Goenka
Meus queridos filhos em Dhamma,
Estou tão feliz que todos vocês estão vindo comigo para visitar Myanmar (Burma). Uma visita a Myanmar sempre me deu tanta alegria, tanta felicidade. Myanmar não é apenas a minha pátria, mas também o país que me deu a jóia inestimável de Dhamma.
É a terra do meu venerado professor Sayagyi U Ba Khin e da cadeia de professores que mantiveram Dhamma na sua pureza original. Todos nós prestamos respeito a esta terra de Dhamma.
Prestamos homenagem ao Buda que completou os paramis enormes através de inúmeras vidas e alcançou perfeita auto-iluminação para nos mostrar o caminho da libertação.
Nós prestamos respeito a Sangha que manteve o Dhamma em sua forma pura através dos séculos. Estamos muito gratos a todos os monges santos. A única maneira de prestar respeito ao Buda e à Sangha é realmente andar no caminho do Dhamma.
Vocês vão encontrar maravilhosas vibrações de Dhamma em toda Myanmar, mas os lugares santos que vocês estão indo visitar terão ainda vibrações mais fortes de Dhamma. Que vocês possam meditar lá e obter inspiração para andar mais no caminho de Dhamma.
Uma palavra de cautela não estará fora de contexto aqui. Esta é uma peregrinação Dhâmica e não um entretenimento ou um passeio investigativo. Cada praticante deve tomar cuidado para não se envolver em qualquer discussão sobre a situação socio-política em Mianmar. Mesmo perguntas inocentes e inadvertidas deverão ser evitadas sobre tais questões. Temos o exemplo do Buda antes de nós. Ao longo dos quarenta e cinco anos de seus esforços incessantes para espalhar Dhamma, ele cuidadosamente evitava qualquer envolvimento em questões políticas. Como filhos e filhas de Buda, também devemos ter cuidado. Todos nós viemos aqui para mostrar a nossa gratidão, para pagar o respeito, para dar metta, para obter inspiração e desejar tudo de melhor para o bem-estar e a prosperidade de Myanmar. Estou certo de que o seu comportamento durante toda a viagem será condizente com um meditador Vipassana.
Que possam vocês serem felizes, pacíficos e liberados.
Com todo o meu metta,
S. N. Goenka